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Carboidrato, descubra toda a verdade!

Carboidrato – São os açúcares, amidos e fibras encontrados em frutas, grãos, vegetais e produtos lácteos.
Embora muitas vezes difamados, são muito importantes para uma vida saudável.
Isso porque, o carboidrato é um dos três macronutrientes existentes essenciais para o funcionamento do corpo, sendo ele o principal para obter energia.

O que muitos não sabem, certamente, é que esses três macronutrientes devem ser obtidos através de dieta, da mesma forma que o carboidrato é fundamental e a principal fonte de energia, ingerir mais que a quantidade diária recomendada pode causar grandes problemas.
Como por exemplo, a diabetes e o sobrepeso.

Função do Carboidrato

  • Levar combustível para Sistema Nervoso Central e para os músculos em atividade
  • impedir que a proteína seja usada como fonte de energia
  • importante para o cérebro
  • bom para o humor e a memória
  • melhora a tomada de decisão

Carboidratos bons e ruins

Carboidratos bons:

Calorias baixas ou moderadas, ricos em nutrientes, alto teor de fibras, baixo teor de sódio e gordura saturada.
Além disso, baixo ou desprovido de colesterol, gorduras trans e açúcares refinados e grãos refinados.
Tipos de carboidratos bons: Batata doce, banana, aveia, arroz integral e etc.

Carboidratos ruins:

Altos em calorias, ricos em grãos refinados (como a farinha branca), baixos em nutrientes, fibras, alto teor em sódio, as vezes ricos em gordura saturada e em colesterol e gorduras trans.
Além, de cheios de açúcares refinados, como por exemplo o xarope de milho, açúcar branco, mel e sucos de frutas. Tipos de carboidratos ruins: Macarrão, bolo, biscoito, refrigerante e etc.

Foods high in carbohydrate

Índice glicêmico

Acima de tudo, o que torna bom ou ruim é o índice glicêmico do carboidrato.
O índice glicêmico mede a rapidez e quanto um carboidrato aumenta o açúcar no sangue.
Ou seja, alimentos com alto índice glicêmico, como bolos, elevam o nível de açúcar no sangue rapidamente e alimentos com baixo índice glicêmico aumentam de forma gentil e em menor grau, o que certamente é o ideal.

Quantidade diária recomendada

A ingestão de carboidratos para a maioria das pessoas deve estar entre 45 e 65% do total de calorias.
Um grama de carboidratos equivale a cerca de 4 calorias, consequentemente, uma dieta de 1.800 calorias por dia equivaleria a cerca de 202 gramas.
No entanto, as pessoas com diabetes não devem ingerir mais de 200 gramas de carboidratos por dia, enquanto as grávidas precisam de pelo menos 175 gramas.

Em conclusão, espero ter acabado de esclarecer todas as suas dúvidas!
Alguma dúvida ou sugestão? É só entrar em contato!

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